O termo Turismo Sustentável está sendo muito comentado, mas o que é realmente turismo sustentável? E como você pode praticá-lo? Vamos descobrir juntos!
Escrevemos sobre isso muitas vezes e mais e mais pessoas falam sobre isso, mas sabemos exatamente o que é turismo sustentável? Talvez não, por isso, apresentamos nosso guia prático para esse modo de viajar.
Vamos começar com a definição dada pela Organização Mundial de Turismo :
Turismo que leva em consideração seus impactos econômicos , sociais e ambientais atuais e futuros , atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades anfitriãs.
Turismo que faz uso otimizado dos recursos ambientais que constituem um elemento-chave no desenvolvimento do turismo, mantendo processos ecológicos essenciais e ajudando a conservar o patrimônio natural e a biodiversidade .
O turismo que respeita a autenticidade sociocultural das comunidades anfitriãs, conserva vivo o patrimônio cultural desenvolvido e os valores tradicionais, além de contribui para a compreensão e tolerância intercultural.
O turismo sustentável, portanto, olha para o futuro: é um conjunto de práticas e escolhas que não agridem o meio ambiente e promovem um desenvolvimento econômico duradouro , não prejudicando os processos sociais locais, mas contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Economia , ética e meio ambiente são os princípios básicos nos quais o turismo sustentável se baseia.
Por que o turismo sustentável é tão importante
Hoje, o turismo é uma das principais atividades econômicas do mundo, provavelmente perdendo apenas para o petróleo, e emprega de 1 a 15 pessoas em todo o mundo. Ao mesmo tempo, a indústria do turismo é uma das mais poluentes. É evidente, portanto, que esta é um fenômeno com dois lados da moeda : o turismo, por um lado pode contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico dos países, mas ao mesmo tempo ele pode causar a perda de identidade local e degradação ambiental.
O turismo, especialmente o de massa e luxo, pode levar a uma extrema contradição, quase um paradoxo: os turistas podem destruir o que queriam ver. Mas não com o turismo sustentável, o único capaz de preservar culturas, meio ambiente e economias.
Como se tornar um viajante responsável
O viajante responsável, que escolhe viver um turismo sustentável, não é aquele que mergulha no conforto, ele não é aquele com a mochila pronta para lidar com caminhos improvisados, nem é aquele que escolhe experimentar ser voluntário no exterior. A viagem, uma das maiores aspirações do homem, tem muitas nuances: cada uma viaja por diferentes razões. Viajamos para conhecer, explorar, descansar, desconectar. Qualquer motivação, qualquer tipo de viagem, com qualquer destino e orçamento, pode ser sustentável.
Ser um viajante responsável significa antes de tudo estar ciente . Ciente do que está à nossa volta e do nosso impacto no meio ambiente. E é claro que você tem que fazer escolhas com base nessa novo mode de pensar.
10 dicas para praticar o turismo sustentável
Talvez não exista uma fórmula válida para todos, mas vamos tentar listar algumas das opções a serem feitas antes e durante a viagem que podem torná-lo um viajante responsável:
-
Quando possível, evite aviões e prefira trens , veículos elétricos e carros compartilhados
-
Escolha uma acomodação ecológica que utilize fontes renováveis e tenha cuidado com a economia de água ( descubra quanto CO2 você pode economizar escolhendo uma instalação ecológica )
-
Lembre-se também durante as suas férias que recursos naturais, como água e energia, são ativos não renováveis
-
Respeite o meio ambiente: siga caminhos preparados, não jogue lixo na praia ou nas montanhas e não leve como lembranças areia ou outros elementos naturais
-
Leve consigo uma garrafa de água, use recipientes reutilizáveis, evite comprar garrafas de plástico ou outros produtos descartáveis
-
Escolha instalações de acomodação e restaurantes administrados por habitantes locais
-
Compre produtos orgânicos e locais
-
Lembre-se de que um país estrangeiro não foi projetado para você, mas para seus habitantes
-
Um turista é um hóspede e, como tal, você deve respeitar a cultura
-
Desacelere, descubra os locais em pequenos passos, sempre que puder andar a pé de bicicleta .
O futuro do turismo sustentável
Há alguns anos, o turismo sustentável representava um pequeno nicho de mercado, desconhecido para a maioria. Agora, cresce exponencialmente e há cada vez mais pessoas que preferem, por exemplo, reservar uma acomodação eco-sustentável . Ainda há muito a ser feito e cada um de nós pode fazer sua parte para tornar o turismo cada vez menos poluente e prejudicial.
A Organização Mundial de Turismo da ONU escolheu uma hashtag perfeita para o Ano Internacional do Turismo Sustentável, que resume o verdadeiro significado da viagem responsável: #travelrespectenjoy .
O turismo sustentável ainda é um desafio, mas é o único caminho viável. Salvar o planeta e melhorar as perspectivas econômicas e sociais.
Artigo originalmente escrito por Chiara Marras para o site Ecobnb, que oferece hospedagens focadas em sustentabilidade.
Artigo original em https://ecobnb.com/blog/2017/12/sustainable-tourism-what-is/
*Imagem de capa: Lagorai, Trentino, Italy, ph. by Marta Micheli, premio “Viaggia Scatta e Vinci”
Assuntos similares