04/12/2014 / Por: Bruna Kirsch
Uma praia linda, tranquila, onde você consegue entender o real sentido da vida. É assim que você se sente ao conhecer a pequena Icaraí de Amontada, carinhosamente chamada de Icaraizinho, localizada a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza, no Ceará. A praia fica em uma localização privilegiada e é conhecida mundialmente por ser point dos esportes de vento, principalmente o kitesurfe e windsurfe. Com apenas 5 mil habitantes, a beira da praia de Icaraí é tranquila e convidativa ao descanso. Por lá não há vendedores ambulantes e são poucas as pessoas na areia. A água do mar é tranquila, quase sem ondas ebem quentinha.
Apesar de ser uma vila de pescadores, Icaraizinho recebe turistas muito especiais, vindos principalmente da Europa e que dão um brilho a mais ao destino. A simplicidade das suas ruas se contrasta com algumas opções requintadas de hospedagem, como é o caso da Pousada Hula Hula Brazil. Quem quer se divertir e gastar menos também encontra opções de pousadas mais simples. Já os restaurantes são comandados por moradores locais ou por antigos turistas que abandonaram suas terras para viver com mais qualidade de vida em Icaraí. E o turista que for à graciosa prainha pode aproveitar bem o dia que amanhece cedinho para curtir os esportes aquáticos, a água quentinha para um simples banho de mar, e ainda desfrutar de passeios de buggy e de barco. À noite também há opções bem bacanas de lazer. A Like esteve por lá e experimentou tudo isto e conta para vocês as reais belezas deste destino encantador.
PONTOS ALTOS
• A segurança na praia de Icaraizinho chama a atenção. É possível sair a pé sozinho pela rua a qualquer hora do dia ou da noite.
• O povo local é muito receptivo e querido.
• Nesta época do ano de cada 10 pessoas, metade é estrangeiro. O curioso é que o povo local está tão habituado com os turistas que muitos falam outros idiomas, como inglês, francês e italiano.
• Uma maneira divertida de fazer a viagem de Fortaleza até Icaraizinho é pela beira da praia. Tem empresas que fazem o transfer por areia em veículos 4×4. Os agendamentos podem ser feitos na pousada.
• Ao amanhecer o cenário é sempre o mesmo: céu claro, poucas nuvens, vento agradável e o som dos coqueiros balançando.
• O ano é dividido em duas estações: a alta temporada, ideal para os esportes de vento, que vai de julho até fevereiro, época em que praticamente nunca chove; e a baixa temporada, de março a junho, período em que o vento é mais fraco e que podem ocorrer pancadas de chuvas.
Leia a reportagem completa na edição especial da Like Magazine 2 anos.
http://likemagazine.com.br/viagem/icaraizinho-um-paraiso-no-litoral-cearense.html
Fotos: Bruna Kirsch e Rogerson Barroso/Especial