Você sabe as diferenças entre windsurf, kite surf e stand up paddle?

Os esportes aquáticos estão cada vez mais na moda. Estar na água, se divertir e fazer exercícios, é algo muito prazeroso, saudável e viciante. As modalidades não param de crescer e já foi o tempo em que o surf era a única opção para quem queria aproveitar o seu dia sobre as águas tranquila de nossa região. Você com certeza já ouviu falar de windsurf, kite surf e stand up paddle, mas você sabe o que é cada um e suas diferenças? Se quiser ficar mais por dentro dessas modalidades e descobrir qual tem mais a ver com você, leia atentamente o texto a seguir!

Windsurf

Esse esporte é uma mistura de surf e vela, onde você usa a força do vento para planar sobre a água. É um dos esportes aquáticos mais tradicionais no Brasil e no mundo, cujo grande desafio é conciliar o movimento da pesada vela com o da prancha. Para isso, você movimenta o corpo e tenta usar o deslocamento do vento no sentido que quer ir.

Nas olimpíadas, é divido em seis classes, onde contam velocidade, manobras ou cumprimento de certos percursos.

Sua prática se disseminou muito entre os surfistas quando o mar não tinha ondas propícias para seu esporte, e, mesmo assim, caíam na água com o equipamento de windsurf.

Embora não seja um esporte fácil para iniciantes, os equipamentos estão ficando cada vez mais eficientes e agilizando o processo. Como todo esporte, esse também envolve alguns riscos e é preciso ficar atento. Não deve-se cair no mar sozinho nem abrir mão do colete salva-vidas, porém, após pegar o jeito, a diversão é garantida!

Kite surf

Com diversos nomes, como kitesurf, kiteboarding ou também flysurf, esse é um esporte aquático que utiliza uma pipa e uma prancha. A pipa fica presa à cintura da pessoa e ela fica sobre a prancha, comandando o kite com uma barra. O vento impulsiona a pipa e a pessoa vai sendo levada, podendo realizar manobras e percorrer grandes distâncias. Esse esporte, relativamente recente, está ganhando grande popularidade no Brasil e no mundo. Embora criado em 1985 por dois irmãos franceses, só ganhou o mundo nos anos 90 e popularizou mesmo na última década. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, porém é preciso conhecer as condições do vento e dominar o equipamento. Depois disso, é só curtir.

Stand up Paddle

O stand up paddle ou Remo em pé é um esporte de origem havaiana que está tomando as praias brasileiras nos últimos anos. Ele consiste numa prancha de grande tamanho, onde a pessoa fica em pé e se desloca com o auxílio de um remo. Fácil de praticar pela estabilidade que proporciona e muito seguro para iniciantes, ele não deixa de ser admirado e praticado por todo tipo de pessoa em seus momentos de descanso, como alternativa de lazer ou para fazer um exercício que possibilite contemplar a beleza da natureza.

Agora que você já sabe tudo sobre essas modalidades, pode escolher a que mais lhe agrada e começar a praticar. Estar sobre as águas é relaxante e pode dar aquele gás a mais para você no seu dia a dia. A região de Icaraí de Amontada é uma das mais perfeitas do país para praticar esses esportes, com condições ideais de vento e de marés, além do visual estonteante dessa antiga vila de pescadores. Não importa se você é profissional ou amador, esse é o local certo para você!  E então, está esperando o quê? Como diriam os surfistas das antigas: vá para o mar, ele cura todos os problemas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *