Projeto Lapso passou por Icaraizinho de Amontada

O ceará apresentado de outra forma. Ninguém melhor que Fábio Arruda para nos apresentar todo estado de forma diferenciada. Icarai de Amontada não poderia ficar de fora e tivemos o prazer de apoiar este projeto maravilhoso. Nesta edição temos imagens de Icaraizinho e de Moitas, mas não deixe de acompanhar o projeto no canal oficial .

Canal oficial: (https://www.youtube.com/watch?v=d8dR_BXyWGM)

A técnica utilizada é o time-lapse, na qual milhares de fotografias, captadas em um espaço e tempo determinados, são sequenciadas e dão origem a vídeos com riquezas de detalhes. Somadas a uma trilha sonora, as imagens ganham beleza ao conduzir o expectador por paisagens e dinâmicas climáticas. “A possibilidade de dar movimento às fotos sempre me encantou”, destaca Fábio Arruda, que há três anos conheceu a técnica e, desde então, começou a pesquisar e adquirir equipamentos específicos.

Paciência é a “qualidade” maior de quem quer trabalhar com time-lapse, destaca Fábio. “Às vezes, levo três dias para achar o enquadramento, estou lidando com geografia, preciso conhecer o lugar”, diz o fotógrafo, que completa: “É preciso tempo para captar. Realmente não dá pra chegar, fazer a foto e ir embora”. Além de esperar, o fotógrafo conta ser importante aprender a lidar com a solidão em experiências com a natureza. “Já passei seis horas madrugada adentro para ter um minuto e meio de vídeo”.

“Fotógrafo de profissão e ambientalista por razão”, como se define, ele viu na técnica a possibilidade de lançar um novo olhar às paisagens cearenses. “A intenção é produzir um inventário do Estado, com praia, cachoeira, sertão, serra”, enumera. Fábio afirma que, como os vídeos serão divulgados no universo online, o trabalho será também “um produto nosso para o mundo”.