O que fazer em Icaraizinho de Amontada

Muitos clientes me perguntam sobre “O que fazer em Icaraizinho de Amontada no Ceará”

Procuro entender o perfil de cada cliente para oferecer atrativos mais adequados, dependendo da época da visita do hóspede.

Aqui temos duas estações basicamente. Uma de sol e vento e outra de chuva, mas não pense que são chuvas frequentes diárias, como acontece no sul do país. Muitas vezes são chuvas apenas a noite ou início da manhã. vale sempre checar a previsão da metereologia.

Neste post pretendemos apenas fazer um checklist bem objetivo das principais atividades, que você pode fazer neste paraíso ainda pouco conhecido no litoral oeste do Ceará.

Antes de mais nada temos um mapa turístico de Icaraizinho de Amontada com posição das principais pousadas em Icaraizinho de Amontada.

Stand-Up Paddle

Sugerimos praticar no Rio, Lagoa ou na praia em épocas sem vento e na maré baixa. Existem guias que acompanham e já alugam as pranchas e tem locais que só alugam a prancha.

Kitesurf

Este esporte é um dos que mais cresce no mundo e não poderia ser diferente por aqui.

De Julho a janeiro é a temporada de ventos e recebemos muitos estrangeiros em busca das melhores condições para pratica, pois há vento todos os dias e vai ser muito difícil ficar sem velejar por um dia.

Aproveite e aprenda a velejar com diversos profissionais que podemos indicar e nós damos uma força, caso você queria vir aprender.

Escrevemos um artigo falando sobre razões para aprender Kitesurf em Icaraizinho de Amontada. Confira.

Windsurf

O windsurf ainda é muito popular e temos 3 pontos da praia com estrutura de suporte ao windsurf. Nestes locais você pode alugar e ter aulas com profissionais.

Caminhar na praia

Acorde cedo e caminhe na praia, retornando para tomar café em seguida. Taí uma dica para o ano todo, principalmente na época de ventos.

Outra opção é aproveitar o final de tarde e ver o por-do-sol tomando um drink.

Proteja-se do sol seguindo estas dicas. De fevereiro a Junho, por ser um período passível de chuvas, você fica mais protegido do sol.

Passeio de bugre a Caetanos

A praia de Caetanos é um vilarejo distante cerca de 12km de Icaraizinho de Amontada. Neste passeio você pode se deliciar nas piscinas naturais que se formam com água da chuva nas dunas.

Curtir a praia e almoçar com os pés na areia, numa típica barraca de pescadores, já imaginou?

Passeio de bugre do Por-do-sol

O mais tradicional de todos os passeios em Icaraizinho de Amontada. Agende com antecedência, pois existem poucos bugueiros na região.

Este passeio passa por duas praias, faz parada na Ilha das Ostras, uma típica barraca na beira do rio e termina nas dunas com uma bela vista do rio, com o por-do-sol ao fundo.

Feirinha de Artesanato aos Sábados

A feirinha iniciou em 2017 e vem trazendo atrações locais em algumas datas e regularmente abre espaço para os artesãos locais, além de comidinhas típicas.

Ocorre na praça da Igreja e funciona depois de 18:30h. Não deixe de conhecer e apoiar.

Passeio no Manguezal

Este passeio pode ser contratado na Pousada, indo com um bugueiro ou indo com carro próprio (não precisa ser 4×4). Usando o mapa que fornecemos na pousada, chega-se a beira do rio e procurem pelo Nenê e negocie com ele uma visita ao manguezal.

Praia de Moitas

No mesmo dia que fizer o passeio no manguezal, aproveite para conhecer a praia de Moitas e almoçar na Pousada Canoé.

Moitas é uma praia ainda sem estrutura para turismo, mas se gosta de tranquilidade, também poderá curtir uma praia quase que exclusiva.

Aluguel de quadriciclo

O quadriciclo é uma boa opção para quem gosta de explorar o local por conta própria. São apenas 2 na região e convém alugar com antecedência. Contate-nos e podemos indicar quem aluga.

Lagoa de Frexeiras

Gosto muito de visitar durante a semana pois é bem vazia. Nos finais de semana, principalmente domingo e feriados, fica bem movimentada e nem todos gostam de locais muito movimentados.

É um lugar simples, com barracas na beira da lagoa. Existem pedalinhos e é um local bem legal para andar de caiaque e até de stand up paddle.

Pedalar

Eu adoro pedalar e foi a maneira que explorei a região na minha primeira visita a região. Na época só tinha um bugueiro e acabamos pegando uma bicicleta emprestada para conhecer Moitas e Icaraizinho.

Sugerimos bikes com pneus grossos, onde você pode andar na praia durante a maré baixa.

Banho de mar nas piscinas naturais

O que fazemos aqui é regido pela maré. Convém se informar, pois a praia muda totalmente, dependendo da Maré.

Para nadar nas piscinas naturais, vá durante a maré baixa e curta a piscina, é muito gostoso. para mim é o melhor horário, principalmente no canto direito da praia.

Para facilitar sua vida, confira a tábua de marés  por aqui.

Ilhas das Ostras

Esta barraca também conhecida como Brraca do Thiago, fica entre a duna e o Rio e é acessível com veículo 4×4. Convém ir com um guia ou de bugre, pois andar nas dunas é para experts.

Na barraca você pode pedir ostras e caipirinha que são os principais produtos. Eventualmente pode pedir um camarão ou caranguejo, além da cervejinha.

As ostras são retiradas da água na hora de servir.

Intoca do Mangue

Outro lugar no estilo da Barraca do Thiago, bem simples, toda de madeira na beira do Rio também. Um lugar diferente para curtir um por-do-sol.

 

Confira a matéria “Icaraizinho, um paraíso no litoral cearense”

Não fique longe de nós...

Receba nossas últimas histórias e promoções.

Confira os Feriados 2018 e reserva agora.