O que é turismo sustentável

O que é turismo sustentável?

O termo Turismo Sustentável está sendo muito comentado, mas o que é realmente turismo sustentável? E como você pode praticá-lo? Vamos descobrir juntos!

Escrevemos sobre isso muitas vezes e mais e mais pessoas falam sobre isso, mas sabemos exatamente o que é turismo sustentável? Talvez não, por isso, apresentamos nosso guia prático para esse modo de viajar.

Vamos começar com a definição dada pela Organização Mundial de Turismo :

Turismo que leva em consideração seus impactos econômicos , sociais e ambientais atuais e futuros , atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades anfitriãs.

Turismo que faz uso otimizado dos recursos ambientais que constituem um elemento-chave no desenvolvimento do turismo, mantendo processos ecológicos essenciais e ajudando a conservar o patrimônio natural e a biodiversidade .

O turismo que respeita a autenticidade sociocultural das comunidades anfitriãs, conserva vivo o patrimônio cultural desenvolvido e os valores tradicionais, além de contribui para a compreensão e tolerância intercultural.

O turismo sustentável, portanto, olha para o futuro: é um conjunto de práticas e escolhas que não agridem o meio ambiente e promovem um desenvolvimento econômico duradouro , não prejudicando os processos sociais locais, mas contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Economia , ética e meio ambiente são os princípios básicos nos quais o turismo sustentável se baseia.

Turismo sustentável

foto de Fabio Rizzo

Por que o turismo sustentável é tão importante

Hoje, o turismo é uma das principais atividades econômicas do mundo, provavelmente perdendo apenas para o petróleo, e emprega de 1 a 15 pessoas em todo o mundo. Ao mesmo tempo, a indústria do turismo é uma das mais poluentes. É evidente, portanto, que esta é um fenômeno com dois lados da moeda : o turismo, por um lado pode contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico dos países, mas ao mesmo tempo ele pode causar a perda de identidade local e degradação ambiental.

O que é turismo sustentável?

O turismo, especialmente o de massa e luxo, pode levar a uma extrema contradição, quase um paradoxo: os turistas podem destruir o que queriam ver. Mas não com o turismo sustentável, o único capaz de preservar culturas, meio ambiente e economias.

Como se tornar um viajante responsável

O viajante responsável, que escolhe viver um turismo sustentável, não é aquele que mergulha no conforto, ele não é aquele com a mochila pronta para lidar com caminhos improvisados, nem é aquele que escolhe experimentar ser voluntário no exterior. A viagem, uma das maiores aspirações do homem, tem muitas nuances: cada uma viaja por diferentes razões. Viajamos para conhecer, explorar, descansar, desconectar. Qualquer motivação, qualquer tipo de viagem, com qualquer destino e orçamento, pode ser sustentável.

Cicloturismo faz parte do turismo sustentável

Ser um viajante responsável significa antes de tudo estar ciente . Ciente do que está à nossa volta e do nosso impacto no meio ambiente. E é claro que você tem que fazer escolhas com base nessa novo mode de pensar.

10 dicas para praticar o turismo sustentável

Talvez não exista uma fórmula válida para todos, mas vamos tentar listar algumas das opções a serem feitas antes e durante a viagem que podem torná-lo um viajante responsável:

  1. Quando possível, evite aviões e prefira trens , veículos elétricos e carros compartilhados

  2. Escolha uma acomodação ecológica  que utilize fontes renováveis ​​e tenha cuidado com a economia de água ( descubra quanto CO2 você pode economizar escolhendo uma instalação ecológica )

  3. Lembre-se também durante as suas férias que recursos naturais, como água e energia, são ativos não renováveis

  4. Respeite o meio ambiente: siga caminhos preparados, não jogue lixo na praia ou nas montanhas e não leve como lembranças areia  ou outros elementos naturais

  5. Leve consigo uma garrafa de água, use recipientes reutilizáveis, evite comprar garrafas de plástico ou outros produtos descartáveis

  6. Escolha instalações de acomodação e restaurantes administrados por habitantes locais

  7. Compre produtos orgânicos e locais

  8. Lembre-se de que um país estrangeiro não foi projetado para você, mas para seus habitantes

  9. Um turista é um hóspede e, como tal, você deve respeitar a cultura

  10. Desacelere, descubra os locais em pequenos passos, sempre que puder andar a pé de bicicleta .

O futuro do turismo sustentável

Turismo sustentável

Foto de Alfano Massimo

Há alguns anos, o turismo sustentável representava um pequeno nicho de mercado, desconhecido para a maioria. Agora, cresce exponencialmente e há cada vez mais pessoas que preferem, por exemplo, reservar uma acomodação eco-sustentável . Ainda há muito a ser feito e cada um de nós pode fazer sua parte para tornar o turismo cada vez menos poluente e prejudicial.

Ano Internacional do Turismo Sustentável

A Organização Mundial de Turismo da ONU escolheu uma hashtag perfeita para o Ano Internacional do Turismo Sustentável, que resume o verdadeiro significado da viagem responsável: #travelrespectenjoy .

O turismo sustentável ainda é um desafio, mas é o único caminho viável. Salvar o planeta e melhorar as perspectivas econômicas e sociais.

Artigo originalmente escrito por Chiara Marras para o site Ecobnb, que oferece hospedagens focadas em sustentabilidade.
Artigo original em https://ecobnb.com/blog/2017/12/sustainable-tourism-what-is/

*Imagem de capa: Lagorai, Trentino, Italy, ph. by Marta Micheli, premio “Viaggia Scatta e Vinci”

Assuntos similares

 

(Visited 8 times, 1 visits today)