Sabores de Minas serve comida mineira em Icaraizinho

Comida mineira em Icaraizinho?

Importante destacar que a culinária mineira traz elementos que apontam para a diversidade local iniciada, ainda, com o primeiro adentramento dos exploradores de ouro. Portugueses, negros e índios passaram a compartilhar hábitos e ingredientes, até então singulares, que, ao longo do tempo, enraizaram uma cultura gastronômica única e que valorizava, cada vez mais, o regionalismo.

A partir do século XVIII, a visibilidade da região de Minas Gerais passou a deixar marcas na culinária nacional. Os variados e criativos usos de ingredientes como a mandioca e seus derivados, o milho, o leite, os tubérculos e folhagens, bem como as carnes de porco e boi, fazem partes de receitas passadas de geração à geração e que adentraram o século XIX e chegaram à nossa contemporaneidade. A proximidade de regiões (Goiás, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro) com tradições gastronômicas peculiares apenas reforçaram os sabores da culinária mineira, tornando-a uma referência histórica que funde hábitos e ingredientes europeus, indígenas e africanos.

Icaraí de Amontada, no litoral oeste do Ceará,  tem ótimas opções de restaurante, onde os frutos do mar reinam, naturalmente pela tradição local pesqueira. Alguns anos atrás a pesca era uma das fontes de renda principais do povoado. De lá para cá surgiram o turismo, a economia em volta da produção de energia eólica, entre outras atividades.

Mas estamos aqui para falar de opções de restaurantes em Icaraizinho e começamos esta série de artigos com o Sabores de Minas, liderados pelo Eli, nascido em Minas Gerais, mais precisamente em Itabira e a Alessandra, cearense, que recentemente adotou o nosso vilarejo para morar.

Restaurante Sabores de Minas é um típico restaurante mineiro, com pratos fartos e um excelente custo benefício. O carro chefe é a “vaca atolada”, que serve até 3 pessoas, além dele você encontrar também costelinha de porco com quiabo, frango com quiabo e angu de milho, além do tradicional feijão tropeiro.

E para não ficarmos de fora do peixe cearense sempre servimos peixe frito acompanhado de arroz, batata frita e saladinha e ainda camarão ao alho e óleo.

Abaixo algumas opções sugeridas pelos proprietários.

Feijoada

Linguiça artesanal acebolada

Feijão tropeiro

Caldinhos de “Vaca atolada”

Não conhece ou está com saudade da comida mineira? Vai lá conhecer e comente aqui o que achou…

 

Fonte: Wikipédia e Informações dos proprietários

Não fique longe de nós...

Receba nossas últimas histórias e promoções.

Confira os Feriados 2018 e reserva agora.