Banho de mar em Icaraí de Amontada

Há até quem diga que o que acalma não é água com açúcar e sim com sal. E, de fato, passar um tempo na praia faz bem. Não só pelo momento de descanso, mas também por causa dos benefícios que a água do mar oferece.

Icaraizinho, Moitas e Caetanos oferecem condições ótimas para banho durante todo o ano. Águas quentes, piscinas naturais em períodos de maré baixa e muito espaço para um banho quase que particular.

Nosso clima é fantástico, a temperatura da água e um convite ao relaxamento. Confira o que fazer em Icaraizinho de Amontada.

banho de mar em icaraizinho

 

Relaxamento

A Hula Hula Brazil possui bangalos com hidromassagem, mas que que tal uma gigante banheira de hidromassagem natural? As ondas do mar exercem sobre o corpo quase que a mesma função de uma hidromassagem. O balanço da água proporciona um relaxamento natural. Além disso, o movimento das ondas acalma e pode ajudar a diminuir sintomas de estresse e ansiedade. Por outro lado, sentir a brisa do mar, descansar o olhar no horizonte azul e “desconectar” do mundo virtual são ótimas dicas para relaxar.

Composição benéfica 

A água do mar é repleta de minerais e nutrientes. Entre eles estão magnésio, sódio, potássio, cálcio, ferro, flúor e iodo. O cloreto de sódio, inclusive, ajuda a fortalecer a imunidade do corpo e combater bactérias e inflamações. Os benefícios do banho de mar para a pele vão desde a retenção de hidratação até a prevenção de dermatites. Isso pode ser observado até mesmo na redução de sintomas de alergias, como vermelhidão e coceira. 

Cicatrização

O que acontece quando você tem algum machucado e vai à praia? A água salgada ajuda a acelerar o processo de cicatrização de pequenos ferimentos. Isso porque o sódio e o iodo têm o efeito cicatrizante. Além disso, as propriedades da água do mar também são antissépticas. E, para completar, a areia proporciona um processo de esfoliação natural. Dessa forma, o banho de mar ajuda a remover a pele morta do corpo. 

Melhora a respiração e combate a insônia

Quem nunca se sentiu cansado após um dia de praia? Na verdade, o cansaço é uma resposta do corpo ao relaxamento que a água do mar oferece. Com a tensão muscular aliviada o corpo se sente livre para descansar e o sono tende a ser mais pesado e revigorante. Além disso, tomar banho de mar também ajuda a aliviar sintomas de sinusite e rinite, justamente por causa do sódio presente na água. 


“É bastante indescritível. Eu preciso estar perto do oceano, é uma necessidade vital”, diz a influenciadora Santa Mila em seu livro Ocean Therapy. “A água me acalma e eu poderia ficar por horas assistindo, fico hipnotizada e minha mente, desconectada.” E acrescenta: “Estar em conexão com este gigante de água tem um poder sobre mim. Me dá uma incrível sensação de energia e relaxamento ao mesmo tempo que me dá essa doce sensação de estar em equilíbrio comigo e com o ambiente.”

Conforme matéria na revista Marie Claire

Terapia na água

E para finalizar, um bom mergulho também ajuda – e muito – quem quer fazer alguma atividade física. Pular ondas, mergulhar ou simplesmente brincar na água são formas de se exercitar sem sobrecarregar tendões e articulações. Dessa forma, a circulação sanguínea também melhora. Isso vale também para atividades na água doce, mas, convenhamos: aproveitar a paisagem da praia é um incentivo extra, não é?

Banho de mar saudável

São muitos benefícios, mas é importante sempre lembrar: o ideal é tomar banho de mar antes das 10h e depois das 16h. Isso porque a radiação solar entre esses horários é mais intensa, o que pode causar danos à saúde. Além disso, é importante manter a hidratação do corpo, tomando bastante água. E, claro, utilizar protetor solar. 


Em seu livro “O mar, uma terapia para o nosso bem-estar”, Deborah Cracknell, pesquisadora no Aquário Marinho Nacional francês, detalha os inúmeros benefícios do oceano para a saúde mental.

Conforme matéria do Centro de Diagnostico Agua Verde e Revista MarieClaire

 

(Visited 7 times, 1 visits today)