8 dicas para cuidar da minha pele durante a minha viagem ao Nordeste

As férias finalmente chegaram e você escolheu o melhor lugar do Brasil para aproveitar este tempo de descanso: o Nordeste! Esta é a região do país que parece que o verão nunca foi embora, já que a temperatura é sempre alta, os dias ensolarados são comuns e a vista para o mar é sempre maravilhosa. Uma das preocupações de quem viaja para qualquer praia, em especial as nordestinas, é como cuidar da pele para que ela não sofra com dias tão intensos de sol. Para evitar passar aperto com pele ressecada ou queimada, que tal seguir nossas dicas para cuidar dela durante sua viagem?

Nunca se esqueça do filtro solar

Esta é a regra número um para qualquer viagem em períodos quentes: o filtro solar é o primeiro item que entra na sua mala. Renove seu estoque de filtros específicos para a pele do rosto e a pele do corpo, atentando-se a orientação de seu dermatologista.

Chapéu, boné ou viseira: companheiros inseparáveis

Por mais que você tenha escolhido o filtro solar mais forte para proteger seu rosto dos raios solares, existem outros itens inseparáveis para qualquer frequentador de piscina e praia no Brasil: chapéus, viseiras e bonés. O bloqueio físico exercido por estes acessórios permitem que sua pele do rosto (que é a mais sensível) fique ainda mais distante da ação de raios solares muito fortes.

Não se esqueça do banho após a praia

Uma atitude essencial para manter a saúde de sua pele, e que é pouco praticada por quem frequentou a praia ou a piscina durante o dia, é tomar uma ducha de água fria após chegar em casa. O banho vai permitir que você tire o excesso de sal da água do mar, ou o cloro da piscina, que ficam na sua pele depois do mergulho. Além disto este período permite limpar o suor, a areia e os restos de protetor solar ou bronzeador que ficaram no corpo. O banho também ajuda a renovar a pele, removendo células mortas que queimaram demais, melhorando o aspecto do seu bronzeado.

Deixe os hidratantes para o período da noite, após o banho

Evite passar hidratantes corporais e de rosto antes de ir a praia já que, além de deixarem a pele mais oleosa, eles competem com a ação dos protetores solares que também hidratam a pele. Os hidratantes devem ser utilizados no período da noite, especialmente após o banho, para evitar o ressecamento da pele que foi queimada.

Queimei demais. O que fazer?

Para quem gosta de tomar bastante sol é comum errar na dose e queimar demais a pele no final do dia. Para aliviar dores e ardências típicas deste exagero é recomendado uma ducha de água termal e também algumas enxaguadas com chá de camomila, que aliviam a sensação ruim. Depois do banho não se esqueça de reaplicar os cremes hidratantes. Se a dor não passar e você começar a sentir sintomas de insolação (como náusea, dores de cabeça e vômitos) não hesite em consultar um médico.

Escolha o sol de antes das 10h e depois das 16h

Quando vamos para a praia queremos tomar sol o dia inteiro, não é mesmo? Mas você deveria saber que existe um horário ideal para receber os raios de sol diretamente na sua pele. Dermatologistas recomendam que o banho de sol seja feito no período de 6 as 10 da manhã e depois somente após as 16h, especialmente em locais ensolarados como o Nordeste brasileiro. Então se você está indo para a praia para pegar um bronze de maneira saudável, programe-se para acordar cedo e aproveitar os raios mais suaves do dia.

Não se esqueça de tomar água

Um dos segredos para uma pele brilhante e saudável é o consumo frequente de água. Você sabia que a pele precisa ser hidratada frequentemente com a ingestão de água pura? Especialmente em locais quentes valorize aumentar seu consumo deste líquido para, pelo menos, dois litros e meio por dia, para não prejudicar o aspecto da sua pele.

Alimente-se bem, sempre

Do que adianta passar protetor solar, hidratar a pele, tomar água se você está consumindo alimentos extremamente açucarados e gordurosos durante sua estadia no nordeste? A alimentação é um dos pilares definitivos para que sua pele tenha o aspecto que você deseja. Por isto, aproveite que você está em clima totalmente tropical, e abuse do consumo de frutas, sucos, água de coco e vegetais. Sua pele agradece.

Estas são as nossas dicas para você ficar com a pele que sonhou quando retornar das suas férias no nordeste. Conhece mais alguma dica que não falamos aqui? Deixe seu comentário no espaço abaixo!