4 dicas para a manutenção do seu veículo antes de seguir viagem

As viagens de carro são uma experiência deliciosa e uma maneira de conhecer não só o local de destino, mas também presenciar as belezas do trajeto. Porém, as estradas brasileiras não são das melhores e isso somado às longas distâncias percorridas pode exigir muito do seu veículo. Para evitar maiores transtornos e não ficar na mão no meio do caminho, existem alguns procedimentos de manutenção que você pode fazer antes de partir. São dicas simples, mas que farão toda a diferença para sua segurança e daqueles que lhe acompanharão. Quer saber quais são as principais? Confira no texto a seguir:

Cheque os pneus

Você já parou para pensar que os pneus são a única parte do carro que está em contato com o solo? Por essa razão, eles são itens imprescindíveis de segurança e precisam estar sempre na melhor condição possível. No caso de avistar uma ou mais bolhas, substitua imediatamente essa unidade. O risco de estourar em alta velocidade é alto, especialmente com o calor que será exposto na estrada, e os resultados desastrosos. Desgaste irregular pode indicar a necessidade de alinhamento ou balanceamento, o que é muito indicado antes de seguir viagem. Repare também se os sulcos têm o mínimo de 1,6 mm de profundidade, pois se não tiver, além do risco, pode ocorrer multas. Por último cheque a pressão e calibre corretamente. Não se esqueça de incluir o estepe nessa vistoria!

Confira os faróis e lanternas

Numa estrada perigosa, é muito importante ver e ser visto. Antes de partir, você precisa verificar todas as luzes: lanternas, faróis e lâmpadas internas. Se for seguir viagem no inverno, redobre a atenção por conta do risco de neblina. Como é impossível observar isso sozinho, peça a ajuda de um amigo ou parente para verificar se tudo está certinho.

Não se esqueça do triângulo, macaco e da chave de roda

Em caso de acidentes ou um pneu furado, você precisará dessas peças. Não apenas confira se estão no carro, mas se estão em bom estado e prontas para uso. Um triângulo com a haste quebrada, por exemplo, não servirá para nada.

Observe os níveis dos fluídos

Seu motor será muito exigido na estrada. Por essa razão, antes de sair, você tem que checar os níveis dos fluídos, a validade e também os filtros. Observe também embaixo do veículo se há vazamentos. Fique de olho em óleo de motor e transmissão, líquido de arrefecimento, fluído de freios, embreagem e qualquer outro que seu modelo de veículo possua. Se o prazo de troca estiver próximo, adiante-o sem medo.

Checando esses itens, você poderá seguir viagem tranquilo e com segurança.

Na estrada todo cuidado é pouco e é preciso antes de tudo antecipar problemas. Fique sempre de olhos abertos e cuide o melhor possível do seu carro. No trânsito, como na vida, é muito melhor prevenir do que remediar!